Em resposta á Raquel:
Eu vivo no sul da Dinamarca, na Jutlândia (Jylland) que é a península, por isso a minha visão sobre o reino da Dinamarca é feita a partir deste cantinho a 15 kms da Alemanha, tudo que eu possa dizer sobre a Dinamarca pode não se reflectir no resto do país nem na ilha de Zelândia (Sjælland) onde fica Copenhaga a capital que provavelmente é onde existe a maior concentração de emigrantes e de possíveis postos de trabalho para os mesmos. E onde existe também uma comunidade de portugueses, aqui está o link: Portugueses na Dinamarca
O nosso passeio dos tristes no sábado a Sønderborg,
estava tudo fechado porque foi feriado
estas são as paisagens da minha terrinha:D
Embora a Dinamarca seja um país pertencente à comunidade Europeia para vir para a Dinamarca trabalhar e viver não é assim tão fácil. Têm as suas próprias regras quanto à imigração.
Pode-se estar na Dinamarca legalmente de férias durante 3 meses ou durante 6 meses para procurar emprego.
Claro que para isso é necessário ter dinheiro para começar, alugar casa, e para as despesas básicas durante o tempo necessário até receber o primeiro ordenado.
Dependendo da formação profissional não será difícil arranjar um emprego em que se fale inglês porque há muitas empresas internacionais em que dentro da empresa se fala inglês ou arranjar um emprego fora da área profissional para se ganhar algum dinheiro enquanto se aprende dinamarquês, o estado subsidia o curso de dinamarquês que além da língua se aprende sobre a cultura e sociedade dinamarquesa.
Assim que se arranja um emprego é necessário ir ao Município da área de residência fazer o registo na população e receber o cartão com um número (CPR number) que servirá para tudo. Só com o cartão amarelo é que temos direito a cuidados de saúde, acesso a abrir conta no banco, comprar telefone ou telemóvel ou internet, aos cursos de dinamarquês (em que o estado financia grande percentagem do curso), o cartão é necessário para quase tudo, sem ele não se pode ir muito longe.
Este link: Ny i danmark dá acesso a um site, "Novo na Dinamarca" pertence ao serviço de emigração e tem toda a informação necessária para quem vem para cá viver e trabalhar.
Para mais informação podes também pesquisar o site:
Foreigners in Denmark que é tipo uma comunidade de emigrantes de todo o mundo a viver na Dinamarca
Jobindex onde podes pesquisar empregos na Dinamarca
Alexandre - Um português na Dinamarca e este é o blog do Alexandre, que foi onde comecei a tirar informações assim que cá cheguei.
Esta é a minha rua, uma foto tirada às 23h
(No verão o dia nasce às 4h e o sol põe-se às 23h)
Com o meu Bubble (carocha) lá no fundo à porta de casa:D
Sobre a vida aqui só posso dizer que é fantástico, adoro viver aqui.
No meu caso eu vim juntar-me ao meu namorado que já trabalha cá há 3 anos e mesmo estando junto dos meus dois amores (o L. e o meu filho) é sempre difícil, há sempre um período de adaptação porque é uma cultura bem diferente da nossa, porque estamos longe da família e dos amigos.
Descontando os impostos que são altos e tomando em conta que a percentagem que se paga sobe proporcional ao ordenado que se recebe, fica toda a gente, praticamente, no mesmo nível económico.
Mas aqui vemos onde são gastos os impostos, e são gastos em bens necessários ao crescimento de um país (não um crescimento de fachada). A escola é gratuita, os miúdos ganham um abono de 150 euros mensais, nos hospitais e centros saúde não se paga nada, chega-se a idade da reforma e recebe-se uma reforma que dá para viver bem, não uma esmola, os lares de terceira idade tem todas as condições e mais algumas para se viver o resto de uma vida com dignidade. Se ficar desempregado ou se ficar doente ou grávida o estado assegura tudo, desde a educação, a saúde e medicação e ajudas sociais (e por aí fora, são tantas coisas).
Nesta sociedade as faltas de respeito pelo próximo não são aceites. Todos são iguais nas suas diferenças e todos são importantes para o crescimento da comunidade. Esta igualdade permite preservar a estabilidade social e a uniformidade, isto tudo faz com que ninguém se sinta excluído ou inferior e isso revela uma sociedade onde não há lugar para invejas, tacanhez e mentalidades estreitas.
A Dinamarca é um país onde a liberdade e a igualdade são uma realidade sem esquecer o respeito pelo próximo. Aqui não se trata ninguém por sodoutor, todos se tratam pelo primeiro nome. O senhor que recolhe o lixo e o médico apertam as mãos e bebem cerveja juntos e nesta sociedade são considerados ambos importantes, as mães deixam os carrinhos de bebé na rua quando entram nas lojas, as pessoas passam na rua e cumprimentam-se mesmo não se conhecendo, não temos TGV, mas temos comboios e autocarros que chegam a todo o lado, além das bicicletas que é o meio de transporte mais utilizado.
Por isto tudo e pelo que eu passei em Portugal, tudo indica que não voltarei para viver lá, embora tenha lá a minha família e os meus amigos.
Porque quero ser feliz, quero viver uma vida saudável mental e fisicamente, quero dar o melhor na educação do meu filho e quero paz e qualidade de vida. E isso tudo tenho aqui.
Tenho muita pena de estar longe principalmente da minha família, mas não vou viver num país que quer viver de aparências, que não quer abrir os olhos para a realidade, não é por ter nascido lá que vou sofrer com as mentalidades tacanhas dos políticos em portugal, da sociedade em geral, porque eu não sou assim...
Quanto vale viver em paz na natureza?
Quanto vale viver o amor sem tantas preocupações?
Mesmo muito obrigada por este post foi mesmo muito esclarecedor :D
ResponderEliminarbeijinho **
Obrigado pelo link :)
ResponderEliminarjá agora, tens uma carocha! não dá para ver se a matricula é nacional, se sim ... deves pagar um balurdio em grønafgift não? :)
Sempre pensei que fosses casada :) agora que que ainda não...
Nós tbm só vamos a PRT de férias, voltar a viver com o que se passa lá, não muito obrigado, aqui, comparando é maravilhoso, apesar de saber que a Noruega é ainda melhor, mas o raio da luz é bem pior que aqui, por isso, estamos cá muito bem :)
Foi bom ler um pouco mais de vós. Obrigado.
Lindas fotos, fiquei com vontade de ir pra ai *-*
ResponderEliminarRaquel: Qualquer coisa que queiras perguntar estás à vontade;) Beijinho
ResponderEliminarAlexandre: Tinha de pôr o teu link porque foi o primeiro blog onde eu aprendi algo sobre a Dinamarca, além de ter conhecido o livro "worktrotter's guide" que é grande ajuda:)
É um carocha do meu ano, 73, é nacional e pagamos de grønafgift semestral 1000 e poucas coroas e de seguro só pagamos 200 coroas anual, desde que compramos o outro, pq passou a ser 2º carro.
Quanto ao casamento íamos casar este ano, agora em Junho mas como não podemos ir a Portugal fica para o próximo ano. Mas é como se fossemos:)
Estamos tão bem aqui, tenho muitas saudades da família, mas aqui vive-se tão confortável e somos tão felizes. Além de que os nossos filhos vão ter com certeza mais e melhores perspectivas de futuro, e não precisamos de andar meses a juntar dinheiro para comprar um ipad:D
Monaliza: Não sei se aguentavas :S estas fotos são tiradas em dias de calor, mas aqui chove o ano todo. No Inverno as temperaturas medias são 0º e o sol nasce às 9h e põem-se às 16h. Agora é verão aqui, temos de aproveitar o sol:) Mas podes vir de férias, eu recebo-te;)
ResponderEliminarMuito bom artigo :)
ResponderEliminarObrigado Kendimen :) Bastante incompleto, mas dá para ter uma ideia;) ainda estou a aprender...
ResponderEliminarCARO AMIGO SOU BRASILEIRO E TENHO ORGULHO DE SER BRASILEIRO MAS ME ENVERGONHO DA NOSSA POLITICA EGOCENTRICA.AQUI A REALIDADE É OUTRA ONDE OCORRE UMA GRANDE DESIGUALDADE SOCIAL,INFELISMENTE NÃO VEJO PERSPECTIVAS DE FUTURO PARA OS MEUS FILHOS AQUI,CONTUDO TENHO UM SONHO DE TENTAR A VIDA NA DINAMARCA.PRETENDO CHEGAR POR AI COMO TURISTA E TENTAR ARRUMAR UM TRABALHO, SEI QUE NÃO SERÁ FACIL,POIS NÃO FALO DINAMARQUES E POUCO FALO INGLES FICAREI POR ALGUNS DIA NO ALBERGUE E SEJA O QUE DEUS QUISER O QUE VCS ACHAM O QUE DE PIOR PODE ACONTECER COMIGO POIS NÃO PRETENDO FICAR SÓ OS TRES MESES.AGRADEÇO SE ME RESPONDEREM
ResponderEliminarOlá Lua!
ResponderEliminarEm primeiro lugar gostaria de parabeniza-la pela inciativa de criar este espaço bastante esclarecedor para quem tem vontade de tentar a vida em outro país. Sou brasileiro e gostaria de viver e trabalhar na Dinamarca.
Tenho um amigo que vive em kobenhavn k, Copenhagen que me incentivou bastante para tentar a vida por lá, mas como sou brasileiro não sei bem das dificuldades que possa vir a ter. Pode me ajudar com algumas dicas, como moradia, essas coisas pra quem está chegando?
Muito obrigado.
Felipe
Gostei do seu relato sobre o lugar onde vive.
ResponderEliminarSou brasileiro e vivo em Sao Paulo.Gosto daqui, mas sempre tenho curiosidade de saber como é a vida em outro país.E quando a pessoa que mora em outro país fala a nossa lingua é melhor ainda.Continue postando suas experiencias.
Muito obrigado e felicidades pra voce e sua familia.
Joao
Oi Lua.Sou brasileiro e estou querendo viver na Dinamarca. Minha mulher e filhinho também. Mas precisamos nos preparar. Sou do Rio de Janeiro e... avesso ao clima sufocante daqui. E embora Adore frio, o que me impulsiona é o desejo de ter uma vida melhor. Estou buscando informações para viabilizar minha morada nesse encantador país. Seu blog é muito interessante. Vou manter contato.
ResponderEliminarDenis
Boa noite,
ResponderEliminarGostei muito do seu blog. Desejo passar a viver na Dinamarca com minha mãe e dois irmãos. Gostaria de ter contato com você para esclarecer dúvidas sobre minha mudança. Se tiver interesse em me ajudar este é meu email gabriel.spiv@gmail.com
Obrigado por dizer suas experiências.